No dia 6 de novembro de 2024, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Symbios Tecnologias Assistivas Ltda., uma spin-off acadêmica originada no Laboratório de Robótica e Biomecânica do Departamento de Engenharia Mecânica, assinaram o primeiro contrato de licenciamento de tecnologia desenvolvido no ambiente acadêmico.
Na última sexta-feira, 29 de novembro, o Programa Ciência Ufes apresentou uma entrevista especial com o professor Rafhael Andrade, do Departamento de Engenharia Mecânica da Ufes. Durante a conversa, o professor destacou um marco significativo para a universidade: a assinatura do primeiro contrato de licenciamento de tecnologia de uma spin-off acadêmica.
Na coluna “Inovação” da BandNews FM Espírito Santo, Evandro Milet recebeu no estúdio o aluno de mestrado, sócio e CEO da Symbios, Eduardo Fragoso. Ele é um dos responsáveis pela criação de um exoesqueleto para auxiliar pessoas que tiveram acidente vascular cerebral (AVC).
A cada uma hora, ao menos três pessoas sofrem amputação de membros inferiores no Brasil, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Nos últimos dez anos, mais de 245 mil brasileiros tiveram que amputar membros inferiores. O cálculo aponta que, em média, 66 pacientes passam pela cirurgia por dia. Pensando em contribuir para a reabilitação desse público, pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estão desenvolvendo uma prótese de perna robótica, com joelho e pé.
Saiba mais sobre o projeto que está em desenvolvimento no LabGuará que está preparando uma órtese de mão para pessoas que possuem dificuldades motoras em atividades do dia a dia.