Sobre nós
O laboratório de robótica e biomecânica da Ufes (LabGuará) foi criado com o objetivo de desenvolver tecnologias assistivas e de reabilitação, usando conceitos de robótica e biomecatrônica. Os principais projetos realizados no laboratório: prótese robótica de perna - recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de Vitória - órtese de braço para reabilitação neuromotora, órtese robótica de mão, prótese de mão robótica, projeto de atuadores de baixo custo e projeto de músculos artificiais.
Surgiu em 2014, através dos professores Antônio Bento Filho e Rafhael Milanezi de Andrade. Acabou recebendo como apelido o nome "LabGuará" devido ao primeiro robô do laboratório: um robô quadrúpede bioinspirado em um lobo guará.
O laboratório possui financiamento para seus projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação por diversos órgãos de fomento tais como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (FAPES), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O LabGuará é tecnologia, é ciência, é robótica e é universidade federal.